Dúvidas e agendamentos: (27) 3079-1382 | 08h às 18h seg à sexta contato@nucleoimagens.com.br

Quem nunca se perguntou: posso fazer vários raio x posso fazer por mês?

Acredito que a grande maioria das pessoas que chegaram neste artigo tem essa curiosidade. Essa é uma dúvida bem comum nos consultórios de radiologia, pois a exposição à radiação pode ser preocupante.

Continue a leitura e entenda mais sobre.

Definição

raio x é uma radiação capaz de atravessar materiais opacos como tecidos moles do corpo humano para reproduzir imagens internas como, ossos, órgãos e dentes. 

Para os dentistas o raio x é essencial no auxílio de diagnósticos e tratamentos dentários.

Podemos dizer de modo geral que o seu funcionamento se dá da seguinte forma: Um aparelho de raio x é posicionado de forma estratégica para direcionar uma pequena quantidade de radiação para a área da boca do paciente que será examinada. Os ossos, como os dentes, absorvem mais raio x do que os tecidos moles, gerando sombras nas placas ou sensores de imagem. 

Essas mesmas sombras criam uma imagem radiográfica que o dentista pode analisar para identificar problemas bucais.

Afinal, Posso Fazer Vários Raio X Por Mês?

A quantidade de raio x vai depender de alguns fatores como as necessidades médicas e os protocolos de saúde. 

Um paciente deve ficar exposto à radiação o mínimo possível para se obter as imagens necessárias. Vale lembrar que a condição de saúde do paciente também conta, como: histórico da saúde bucal e outros fatores clínicos.

Pacientes saudáveis não precisam realizar exames de raio x com tanta frequência.

Situações que Exigem Mais Radiografias na Odontologia

Em algumas situações a necessidade deve ser mais frequente como:

Avaliação inicial de um novo paciente

Quando um paciente é atendido pela primeira vez no consultório é normal o dentista solicitar uma série de exames para poder entender como anda a saúde bucal.

Diagnóstico de problemas complexos

Em casos de condições dentárias complexas pode ser necessário realizar radiografia adicional para entender completamente a extensão do problema e isso inclui: Doenças periodontais avançadas; Abscessos dentários; Patologias ósseas;

Planejamento de tratamento ortodôntico

Antes de iniciar um tratamento ortodôntico o dentista irá solicitar um panorâmico para verificar a posição dos dentes, a relação da estrutura dentária e a estrutura óssea.

Extração de dentes do siso

A extração de dentes do siso é uma intervenção muito comum na odontologia. 

Acompanhamento de tratamentos dentários

Em casos de restaurações, implantes dentários ou tratamentos de canal, os exames periódicos fazem-se necessários.

Importante

Para evitar a exposição frequente o paciente deve informar ao dentista sobre exames radiológicos prévios para evitar exposição desnecessária à radiação. 

A Núcleo Imagens é referência em exames de imagem odontológico, encontre uma unidade mais perto de você e solicite um orçamento. Trabalhamos com equipamentos de última geração, para trazer qualidade nas imagens!